Conheça a história de João Claudino, o homem mais rico do Piauí

A história de João Claudino deveria ser totalmente conhecida dos piauienses. Em um dos estados mais pobres do Brasil, alguém ter conseguido elevar sua fortuna à casa dos bilhões é um feito que pouquíssimos conseguem. Sua história é exemplo e foi contada no livro “Os segredos do Sucesso”, de Dina Magalhães, que agora escrevo um pouco a respeito.

João Claudino começou sua carreira empresarial ainda muito jovem. Apesar da família pobre e bastante numerosa (ele tinha 17 irmãos), seu pai e seu avô abriram um negócio em meados dos anos 50 e toda a família trabalhava para fazer com que o empreendimento prosperasse. Funcionou. As pequenas lojas, que começaram na Paraíba, foram se expandindo pelo estado nordestino até alcançar outros locais como Maranhão e, só posteriormente, o Piauí, onde ele havia de fixar residência.

E é exatamente essa base familiar, com valores sólidos de trabalho duro e determinação, que João Claudino considera que são as características que o tornaram um empresário tão bem sucedido. Dono de um império que conta com empresas como Armazém Paraíba, Gráfica Halley, Construtora Sucesso, Houston, Socimol entre outras pelo Brasil inteiro, foi no seio de sua família que ele aprendeu o valor do dinheiro e como deveria trabalhar para expandir seus negócios.

Empresas familiares são as mais sólidas do mundo, basta você lembrar de empresas como Ford, Wal-Mart, Samsung, Nike e, claro, o Grupo Claudino. Conhecimentos empresariais, valores e informações valiosas são mais fáceis de serem transmitidos para indivíduos da própria família, o que solidifica o negócio e permite que ele se perpetue por décadas.

Atualmente, as empresas do Grupo Claudino estão em diversos estados do Brasil – não apenas no Nordeste – e muitos de seus produtos são vendidos até mesmo para o exterior. Em um local com poucas oportunidades de trabalho, ensinar empreendedorismo à população tornaria ela muito mais independente financeiramente. E nós temos um exemplo próximo de que é possível se tornar muito bem sucedido.

About the Author: petrusem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *